domingo, 24 de fevereiro de 2008
Apagão Mundial
Se a resposta for massiva, a poupança energética pode ser brutal. Só 5 minutos, para ver o que acontece. Sim, estaremos 5 minutos às escuras, podemos acender uma vela e simplesmente ficar a olhar para ela, estaremos a respirar nós e o planeta. Lembrem-se que a união faz a força e a Internet pode ter muito poder e podemos mesmo fazer algo em grande.
Passem a notícia, se tiverem amigos a viver noutros países enviem-lhes e peçam-lhes que façam a tradução e adaptem as horas.
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008
Feira de formação, juventude e emprego !
Sob o mote Qualific@, a Exponor vai acolher entre os dias 14 e 17 de Fevereiro uma Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego. Um evento a não perder por quem quer mais.
São quatro dias de certame, no qual têm presença assegurada universidades e escolas técnicas de formação profissional, entre muitos outros expositores com soluções formativas, aconselhamento e oportunidades de emprego e ainda jogos e softwares didácticos. As várias instituições e empresas estão, assim, divididas em quatro grandes áreas de interesse: “Ensino”, “Educação e Material Didáctico”, “Formação”, “Emprego” e “Animação”.
Para além de várias actividades paralelas de lazer, como parede de escalada ou quiz shows, o Qualific@ vai também promover seminários temáticos. É o caso do “Seminário e-learning 2.0” (15 de Fevereiro, a partir das 09h15), bem como do “Seminário Certificar Qualificando?” (15 de Fevereiro a partir das 14h30).
Contando com o apoio do Ministério da Educação e do Instituto de Emprego e Formação Profissional, esta feira pretende sobretudo dar resposta às necessidades formativas dos jovens nacionais. O certame está de portas abertas até Domingo, inclusive, podendo ser visitado das 10h00 às 20h00.
Como sobreviver na "Selva Empresarial"?
“La puta vida corporativa” é o título da edição original em castelhano, da autoria de Mariana Ferrari*. Editado pela Centro Atlântico, em Portugal, o livro assume a designação “A Selva Empresarial – Uma fábula sobre como ter êxito na empresa” e é uma ferramenta fundamental para quem quer triunfar no mercado de trabalho e, principalmente, para os jovens que acabaram de cair de pára-quedas nesta competitiva e dura realidade.
Aqui é possível encontrar as figuras típicas de uma empresa, retratadas em animais: “macacos trepadores”, “coiotes aldabrões”, “tigresas lutadoras”, “catatuas mexeriqueiras” e até “mochos sábios”. Ainda assim, os críticos referem que esta obra tem muito mais de real do que de ficção.
Por isso, tal como qualquer fábula que se preze, este livro acaba por veicular uma moral: é importante estarmos atentos às “personagens” que nos rodeiam porque, na realidade, elas surgem humanizadas e, portanto, camufladas.
Mas, antes da moral, vem a história. Perante a destituição inesperada de um soberano local, os leões do conselho vão eleger um novo responsável. Ora, esse é o verdadeiro motivo para que a competição se desencadeie. De um lado está a velha guarda, para a qual os fins justificam os meios, e do outro, a nova guarda, mais sensata e transparente, que terá que ultrapassar as aldrabices e maldades dos seus companheiros para conseguir ter sucesso.
* Mariana Ferrari tem mais de vinte anos de experiência internacional em Marketing, Comunicação, Estratégia e Inovação. Depois de percorrer várias cidades mundiais, esta cidadã norte-america, nascida na Argentina, reside actualmente em Madrid.