quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Mais de 80% dos Portugueses não sabe encaminhar os resíduos EEE para a reciclagem!


Mais de 80% dos portugueses não sabe encaminhar para a reciclagem resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE), de acordo com o que revela um estudo da Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (Amb3E).

O número de portugueses que não sabe encaminhar para a reciclagem os REE é de "uma importância extrema" e revelador de que "ainda há muito trabalho a realizar nesta matéria junto do cidadão-consumidor, trabalho esse que tem de ser mais esclarecedor e mais elucidativo", defende o director geral da Amb3E, Fernando Fontoura.

"Se, por um lado, as pessoas demonstram estar susceptíveis a esta realidade, por outro, ainda não sabem como fazer para proceder correctamente à reciclagem dos seus REEE, é por aí que temos de ir, sensibilizar, informar e esclarecer", acrescenta o director geral da Amb3E.

De acordo com os resultados do estudo, em termos gerais, os inquiridos atribuem um alto grau de importância à reciclagem, nomeadamente 4,83 numa escala de 1 a 5, em que 1 é "nada importante" e 5 é "muito importante", 87% já ouviu falar de REEE e, entre esses, 65% sabe a que se aplica. No entanto, e para além dos números que dão conta dos 81,8% de inquiridos que não sabe encaminhar para a reciclagem os REEE, o estudo revela também que 38,4% nunca realizou este tipo de reciclagem e que os inquiridos se revelam pouco informados sobre REEE, 2,27% numa escala de 1 a 5, em que 1 é "nada informado" e 5 é "muito informado". Exactamente porque o número de pessoas é ainda diminuto, a Amb3E tem vindo a realizar um enorme esforço em dotar o país de Centros de Recepção, onde as pessoas podem, de forma gratuita, depositar os seus REEE.

Ainda, segundo o estudo, cerca de metade dos inquiridos afirmou ter deixado o seu último aparelho eléctrico ou electrónico avariado na rua para ser recolhido pelos serviços da Câmara Municipal e 52,5% gostaria que a entrega para reciclagem dos REEE fosse feita através da recolha dos equipamentos avariados por parte da empresa que entrega os novos equipamentos.


Fonte: Dica da semana

Sem comentários: