segunda-feira, 22 de junho de 2009

6ª edição do Diploma de Especialização em Políticas do Ambiente em parceria com a ESTeSC

O Instituto Nacional de Administração, I.P., em parceria com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, e com a Agência Portuguesa do Ambiente, lança a 6ª edição do DEPA. Esta edição, na sequência do êxito das edições anteriores, incorpora a experiência entretanto adquirida, procurando corresponder, de forma ainda mais efectiva, às expectativas dos participantes, da Administração Pública e do sector privado, tendo em consideração o contexto, sempre em evolução, das políticas de ambiente a nível nacional e internacional.

Com o objectivo de criar competências no domínio da aplicação e desenvolvimento das políticas de ambiente e na integração das questões ambientais nas políticas públicas e nos projectos de desenvolvimento. O DEPA incide sobre a análise dos instrumentos para a aplicação e desenvolvimento das políticas de ambiente e para a avaliação dessas políticas. São focados temas em desenvolvimento como a aplicação do princípio do poluidor-pagador, incentivos financeiros e fiscais, a aplicação de instrumentos de mercado, responsabilidade ambiental, seguros ambientais, crime ambiental, participação pública e acesso justiça, em matéria de ambiente. Serão ainda analisadas as relações das políticas de ambiente com as políticas de Desenvolvimento Sustentável, Ordenamento do Território e Urbanismo, Transportes, Saúde, Agricultura, Pescas, Indústria, Comércio e Serviços.

É destinado a gestores e quadros superiores da Administração Pública Central, Regional e Local, e gestores/ quadros superiores das empresas, e ainda a consultores na área do ambiente.

O Regime de leccionação divide-se entre sessões presenciais e e-learning como complemento, sendo que estão previstas:

- Sessões Presenciais: 160 horas (durante 5 meses), à 6ª feira na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra das 9h00 às 18h00 (8 horas). Alguns módulos poderão ocorrer ao Sábado das 9h00 às 13h00 (4 horas),

-“E-learning”: 70 horas em complemento das sessões presenciais.

Sem comentários: