sábado, 17 de outubro de 2009

Entrevista do Director de Departamento de Saúde Ambienal da ESTeSC ao Rádio Clube Português!


Entrevista ao Prof. Helder Simões, Director de Departamento de Saúde Ambiental da ESTeSC, ao Rádio Clube Português, no dia 15 de Setembro, no âmbito da atribuição do Galardão Eco-Escolas à ESTeSC.

A ESTeSC tornou-se na primeira instituição de ensino superior no mundo a conseguir este reconhecimento pela ABAE – Associação Bandeira Azul para a Europa. O programa Eco-Escolas é um Programa vocacionado para a educação ambiental e para a cidadania, que a Fundação para a Educação Ambiental (FEE), implementa em vários países da Europa desde o inicio dos anos 90 e visa encorajar acções e reconhecer o trabalho desenvolvido pela Escola em benefício do ambiente.

Na ESTeS o Programa foi orientado para a implementação da Agenda 21 ao nível local, visando a aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental à vida quotidiana da escola, desenvolveram-se acções concretas pelos docentes, alunos e por toda a comunidade educativa, com o objectivo de proporcionar a tomada de consciência que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente global.

O programa Eco-Escolas na ESTeS Coimbra foi coordenado pelo professor Helder Simões, Director do Departamento de Saúde Ambiental e professor do curso de Saúde Ambiental, mas todo o trabalho de candidatura ao galardão envolveu a comunidade escolar e foi gerido no âmbito do DSA – Departamento de Saúde Ambiental. Aos estudantes foi dirigido o desafio de se habituarem a participar nos processos de decisão e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária, o programa procurou igualmente, estimular a criação de parcerias locais entre a escola e a autarquia, bem como com outros agentes interessados em contribuir para a melhoria do Ambiente.

Esse esforço foi reconhecido através da atribuição de uma Bandeira Verde, que certifica a existência, na ESTeS Coimbra, de uma educação ambiental coerente e de qualidade. A Bandeira foi entregue no próximo dia 29 de Setembro, em cerimónia a realizada no Europarque e permitirá à ESTeS, para além de poder hastear a bandeira nas suas instalações, utilizar o logótipo do programa Eco-Escolas em todos os seus documentos oficiais e com isso evidenciar a sua preocupação com a qualidade ambiental.

Sem comentários: