quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Como sobreviver na "Selva Empresarial"?

Se já andas no mundo do trabalho, então este artigo é para ti...

As empresas são verdadeiras selvas, onde se travam lutas ferozes em nome da obtenção de poder. Uma dura realidade, onde poucos conseguem prosseguir uma carreira de sucesso. A “Selva Empresarial” é uma interessante fábula que ensina a ter êxito numa empresa.

“La puta vida corporativa” é o título da edição original em castelhano, da autoria de Mariana Ferrari*. Editado pela Centro Atlântico, em Portugal, o livro assume a designação “A Selva Empresarial – Uma fábula sobre como ter êxito na empresa” e é uma ferramenta fundamental para quem quer triunfar no mercado de trabalho e, principalmente, para os jovens que acabaram de cair de pára-quedas nesta competitiva e dura realidade.

Aqui é possível encontrar as figuras típicas de uma empresa, retratadas em animais: “macacos trepadores”, “coiotes aldabrões”, “tigresas lutadoras”, “catatuas mexeriqueiras” e até “mochos sábios”. Ainda assim, os críticos referem que esta obra tem muito mais de real do que de ficção.
Por isso, tal como qualquer fábula que se preze, este livro acaba por veicular uma moral: é importante estarmos atentos às “personagens” que nos rodeiam porque, na realidade, elas surgem humanizadas e, portanto, camufladas.

Mas, antes da moral, vem a história. Perante a destituição inesperada de um soberano local, os leões do conselho vão eleger um novo responsável. Ora, esse é o verdadeiro motivo para que a competição se desencadeie. De um lado está a velha guarda, para a qual os fins justificam os meios, e do outro, a nova guarda, mais sensata e transparente, que terá que ultrapassar as aldrabices e maldades dos seus companheiros para conseguir ter sucesso.

* Mariana Ferrari tem mais de vinte anos de experiência internacional em Marketing, Comunicação, Estratégia e Inovação. Depois de percorrer várias cidades mundiais, esta cidadã norte-america, nascida na Argentina, reside actualmente em Madrid.
Fonte: MSN Kero mais/ANJE

Sem comentários: