domingo, 13 de janeiro de 2008

Ano novo, emprego novo!

Estás insatisfeito com o teu emprego actual? Recebeste uma proposta mas não sabes que decisão tomar? Será que está na hora de mudar de emprego? Pois bem, ano novo, vida nova, emprego novo. Esta pode mesmo ser a melhor altura. Mas todos os cuidados são poucos, a tua carreira pode estar em causa.

O primeiro e mais importante passo a tomar é dar resposta à seguinte pergunta: Sou feliz com o que faço actualmente? Quando a resposta é negativa, algo está, de facto, errado. Até porque, quando assim é, o “não” repete-se para muitas outras questões: Vou satisfeito para o local de trabalho? Desempenho as minhas funções com empenho e motivação? Dou comigo a engendrar novos projectos, mesmo fora do horário de trabalho? Considero que o meu trabalho é valorizado e reconhecido?

Mas, claro, as coisas não são assim tão simples e tudo se complica quando, ao avaliar os prós e os contras, se fala em dinheiro. Na verdade, podem acontecer duas situações: ou gostas do teu emprego actual, mas o que ganhas não te satisfaz, ou tens um emprego bem remunerado, mas não és feliz com o que fazes. Perante este dilema, os especialistas em recursos humanos são unânimes no conselho que deixam: dinheiro não é tudo, até porque quem não é feliz com o que faz, nunca vai conseguir alcançar o sucesso profissional.


A qualidade do teu trabalho depende, em grande parte, da tua motivação. Um trabalhador insatisfeito raramente será um bom profissional. Por isso, já sabes, mudar pode ser muito positivo, desde que mudes para um emprego melhor e um emprego melhor será aquele que junta o útil - o dinheiro - ao agradável - o que mais gostas de fazer.


Quando decides que queres, efectivamente, mudar de emprego, não podes cair no erro de te despedir precipitadamente, enquanto a tua nova ocupação não está ainda 100% assegurada. O mercado de trabalho não está fácil e podes acabar por ficar desempregado.


Artigo retirado do site: Keromais.pt.msn.com parceria entre a MSN e a ANJE

Sem comentários: