terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Estágios Profissionais: o trampolim que procuras!


Desempregados e recém-formados à procura do primeiro emprego têm no programa de Estágios Profissionais do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), uma boa opção para integrar a vida activa… Enquanto recebem formação em contexto real, os estagiários recebem também remuneração pelo trabalho desenvolvido! É de aproveitar!

Em que consiste?
O Programa de Estágios Profissionais do IEFP pretende facilitar a integração dos jovens quadros no mercado de trabalho, através de um estágio profissional de 9 meses, durante o qual a formação prática deve complementar a qualificação anteriormente adquirida.
Empresas e organizações que apresentem condições para acolher um estagiário e revelem fortes probabilidades de conceder-lhe um emprego podem candidatar-se ao Programa de Estágios Profissionais, junto do IEFP. Essa candidatura pode indicar, desde logo, o estagiário pretendido, que entretanto as empresas já encontraram, ou apenas o perfil de alguém que desejam encontrar.

A quem se destina?
Se tens entre 16 e 30 anos e habilitações de nível superior ou intermédio e és um desempregado à procura do primeiro emprego podes beneficiar deste programa.
Se, pelo contrário, estás desempregado mas já trabalhaste podes ainda efectuar um estágio profissional, desde que não tenhas trabalhado por um período superior a um ano.
Ou então, se és um desempregado à procura de um novo emprego e entretanto adquiriste formação e não exerceste nessa área por um período superior a um ano, estás também em condições para ser um estagiário.

Que apoios podem ser atribuídos aos estagiários?
O estagiário recebe uma bolsa de estágio, cujo o montante depende do nível de formação, isto para além do subsídio de alimentação e até, do subsídio de transporte e de alojamento, caso residas a uma determinada distância do local de estágio.

Só nove meses?
Nove meses é a duração prevista, mas, excepcionalmente, os estágios profissionais podem prolongar-se até 12 meses.

Sem comentários: