terça-feira, 19 de agosto de 2008

Cursos de Saúde com quatro anos!

Há dois anos que as escolas de saúde exigiam que os cursos na área passassem a ser de quatro anos. O Governo deu agora luz verde à proposta. Aproximadamente 15 mil estudantes de 16 licenciaturas vão beneficiar da medida do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

Os cursos de tecnologias da saúde passam a ser de quatro anos. Apesar da redução na duração do primeiro ciclo, a área continua a ser uma excepção visto a maioria das licenciaturas ter passado para três anos com a implementação do Processo de Bolonha. Nos anos estipulados está já integrado o estágio, como prevêem as medidas europeias.
As alterações foram emitidas através de um parecer da Comissão de Acompanhamento do Processo de Bolonha (CAPB). O documento descreve a existência de flexibilidade na duração do primeiro ciclo.

Os cursos correspondentes a profissões regulamentadas - Saúde Ambiental, Farmácia, Fisioterapia, Radiologia, entre outras - deverão ter uma formação de 180 a 240 créditos ECTS, ou seja, entre três a quatro anos respectivamente. Todos os cursos acima dos 180 créditos exigem um estágio profissional, que pode ser realizado faseadamente ao longo do curso e com a responsabilidade das instituições.

Já nas licenciaturas para profissões não regulamentadas – Podologia, Nutrição, Ergonomia, etc. - a CAPB entende que estas não necessitam de uma formação profissional que ultrapasse os 180 créditos.

As opiniões por parte das associações começam a fazer-se ouvir. A Associação Portuguesa de Licenciados em Farmácia manifesta a “satisfação” pelo parecer emitido pela CAPB, lê-se no site da associação. O grupo defendia desde 2004 que o tempo do primeiro ciclo do curso fosse reduzido. As mudanças introduzidas saem de uma reunião extraordinária dos responsáveis das escolas de saúde como o ministro Mariano Gago.
Fonte: Canal UP

Sem comentários: