quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Portugal 1º da Europa com menores emissões de CO2 nos automóveis novos vendidos em 2007

Portugal é no quadro dos 18 países da União Europeia com dados disponíveis sobre as emissões de CO2 nos veículos automóveis novos vendidos em 2007 aquele com menor valor médio – 143 g/km, seguido pela Itália com 146 g/km.

Tal prende-se com o facto de os portugueses face ao seu poder de compra serem muito sensíveis ao preço do veículo e ao seu consumo de combustível. Os portugueses adquirirem assim veículos automóveis novos mais pequenos, de baixa cilindrada e com menores emissões. Mais ainda, as regras do Imposto sobre Veículos e do Imposto Único de Circulação ponderam em 60% a componente de emissões de CO2 reduzindo assim a carga fiscal dos veículos menos poluidores.
Francisco Ferreira, Vice-Presidente da Quercus disse: “Os dados de Portugal em comparação com o resto da Europa são animadores no combate às emissões de gases de efeito de estufa causadores das alterações climáticas. Porém, esperava-se mesmo assim uma melhoria mais significativa entre a frota automóvel nova de 2006 e de 2007 com a entrada em vigor das novas regras do imposto automóvel. Portugal em termos de emissões médias de novos veículos apenas melhorou 0,5%, correspondendo a 1g CO2/km. Pena é que Portugal com uma frota automóvel nova eficiente a esteja a renovar tão lentamente e que os portugueses usem demasiado o carro nas deslocações casa-trabalho.”
Em suma, Portugal mantém-se como país europeu com frota automóvel nova mais eficiente!
Fonte: Quercus

Sem comentários: